Título Original: Legend
Editora: Prumo
É bom?: ★★★★★
Páginas: 256
Sinopse: Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual República da América, conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem – a pupila mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda. O que outrora foi o oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação eternamente em guerra com seus vizinhos. Nascida em uma família de elite em um dos mais ricos setores da República, June é uma garota prodígio de 15 anos que está sendo preparada para o sucesso nos mais altos círculos militares da República. Nascido nas favelas, Day, de 15 anos, é o criminoso mais procurado do país; porém, suas motivações parecem não ser tão mal-intencionadas assim.
"Uma pessoa apavorada é uma pessoa morta"
Legend é um livro único. É uma distopia, é um romance, mas não se parece muito com as distopias e os romances por aí.
Ele é narrado pelo ponto de vista de duas pessoas: Day, um garoto lindo de longos cabelos loiros (eu tenho uma coisa por homens de cabelo comprido), que vive nas ruas e é o criminoso mais procurado da república. Mais PROCURADO, não o mais PERIGOSO; e June, a garota prodígio, que tem os genes e a mentalidade do soldado perfeito, que não questiona e faz tudo pela República. Mas ela ainda está em treinamento.
Os pais de June morreram devido a um acidente de carro e ela vive com o irmão mais velho, Metias, que é um soldado que serve a República. No entanto, Metias é assassinado, tudo indica que o assassino é Day, e June quer vingança. Ela fará de tudo para encontrar Day e levá-lo para o corredor da morte.
June Iparis (tem fanarts lindas desse livro pelas internets) |
"- Você é completamente pirado. Preste atenção no que digo, pra valer. Certo? Não é pra revidar. Nunca! Prefiro morrer a ver esse pessoal machucar você. Compreende?"
June se disfarça e vai para as favelas procurar o famoso criminoso quando se mete numa briga de rua. Ela é salva por um rapaz e uma garota - Tessa e Day, não que ela saiba - e os dois desconhecidos cuidam dela sem pedir nada em troca. Mas, depois de algum tempo ao lado deles, o instinto de soldado treinado de June lateja: o garoto tem que ser Day.
Mas - surpresa! - Day não é tão ruim quanto aparenta. Na verdade, todos os seus crimes foram em favor de pessoas pobres, nunca houveram assassinatos antes de Metias e, o mais importante, ele nunca fez nada mais grave do que roubar dinheiro para sobreviver. Então será que June está certa em mandar Day de encontro à justiça? Será que essa justiça está certa?
Day (pra mim, ficou perfeito, idêntico ao personagem!) |
Eu achei Legend um livro bom, mas não tão bom assim. Os protagonistas, mesmo interessantes, tem suas falhas. Na verdade, achei a construção de Day muito mais profunda e interessante que a de June. Day tem uma história longa, sempre foi pobre, foi reprovado e deixado para morrer, seu irmão mais novo está morrendo por causa de uma doença maluca que tem tomado a vida de metade da cidade e é muito sentimental, fazendo de tudo para ajudar quem precisa. Já June é cega, só vê o que foi mostrado a ela, nunca faz perguntas, parece um robô. Sei que faz parte da personalidade dela, mas não gostei muito das partes narradas por ela.
O mistério que ronda o livro é interessante, desde a parte de onde está Day, o que vai acontecer com ele, a doença em si e todas as mentiras em que a República está envolta. Pena que nem tudo - ou quase nada, para ser mais exata - foi revelado. Mas isso não é um problema, já que pretendo ler a continuação =D
"Por que cada dia significa novas 24 horas. Cada dia quer dizer que tudo é possível de novo. Você pode aproveitar cada instante, pode morrer em cada instante, e tudo se resume a um dia após o outro".
A sequência, Prodigy, já foi publicada no Brasil. Só que eu sou pobre e ainda não comprei ;P
O terceiro e último livro, Champion, saiu recentemente nos EUA e em breve deve chegar ao Brasil. Parece também que o livro vai virar filme õ/ Só espero que eles não me coloquem um ator de CABELO CURTO pra fazer o Day. Seria desgosto demais.
Qual capa vocês gostam mais? Já leram o livro? Pretendem ler? Me contem õ/
