Direção e roteiro: Daniel Myrick e Eduardo Sánchez
Duração: 86 min.
É bom? ★★★★★
É bom? ★★★★★
Sinopse: Em outubro de 1994, três estudantes entraram nas florestas de Burkittsvile, EUA, para filmar um documentário sobre uma bruxa. Jamais foram vistos novamente. 1 ano depois, as imagens foram encontradas. Alegado como sendo um documentário (pois foi filmado pelos estudantes como esse intuito), o filme mostra os angustiantes e assustadores últimos cinco dias de Heather, Joshua e Michael perdidos nas florestas de Burkittsville após entrevistar moradores do local, eles encontram e ouvem na floresta coisas estranhas, como gritos, choro de crianças, inexplicáveis pilhas de pedras e galhos amarrados em árvores.
Oi galerinha bonita, como vão?
Há um pouco mais de uma semana eu inventei o mirabolante Desafio do Terror 2013. Se você perdeu esse post, pode conferi-lo aqui. No post em questão eu pedia sugestões de filmes de terror para resenhar no blog. O Luciano do blog .Livro me recomendou este filme, que eu assisti no mesmo dia da recomendação e... detestei.
Bom, eu adoro filmes de found footage e câmera amadora. Dá aquela sensação de que é de verdade, de que isto aconteceu com a pessoa e pode acontecer contigo. Adoro Marble Hornets, TribeTwelve, everymanHYBRID... Mas a magia não aconteceu com A Bruxa de Blair.
O filme é de 1999, mas nada explica a baixa qualidade. Eu amo ler resenhas de livros e de filmes, e li tanta resenha positiva de A Bruxa de Blair que o filme tinha a obrigação de ser melhor do que todas as séries que citei anteriormente. Todas as três séries são amadoras, feitas por um bando do adolescentes que não eram atores, diretores e nem roteiristas, não tinham conhecimento cinematográfico, mas que pegaram uma câmera e fizeram um trabalho muito melhor do que os diretores de A Bruxa de Blair.
O filme conta a história de Heather, uma mulher que é fissurada por um lenda de uma cidade próxima à dela. Essa cidade se chama Burkttisville, mas no passado seu nome era Blair. E, diz a lenda, lá havia uma bruxa.
O maior problema do filme é não explicar exatamente o que diabos a bruxa tem a ver com tudo isso. Eles dizem que:
1) Existe uma bruxa;
2) Ela usava um xale;
3) Ela era peluda e tinha uma cara estranha.
Mas, logo em seguida, eles tocam em outro assunto: um velhinho (homem, só para deixar BEM claro) matava crianças na casa dele. Ele levava duas crianças por vez e deixava uma no canto enquanto matava a outra. Dizem que ele não gostava do olhar assustado da outra. E, dois minutos depois, você recebe a informação de que o velhinho tinha assassino sete crianças. Tipo, o que a bruxa tem a ver com isso? Eu até entenderia se dissessem que ela enfeitiçava o homem ou algo assim, mas nada é dito. E, se o homem não gostava de olhares, por que levava duas crianças? Quem garantia que a criança ia ficar no canto sem olhar para ele? E se ele levava duas crianças por vez, por que as vitimas foram 7, e não 6 ou 8?
A história de A Bruxa de Blair tem muitos furos.
No entanto todas essas informações estranhas são dadas pelos moradores de Burkttisville. O filme de verdade ainda não começou.
Após recolher histórias e declarações dos moradores da antiga Blair, Heather e sua equipe partem para a segunda parte do documentário que estão gravando: vão procurar a bruxa no meio da floresta.
Uma coisa que eu aprendi com o seriado Sobrenatural é: se dizem que uma casa/hospital/floresta/etc é assombrado, não vá para lá. Heather, Joshua e Michael ignoram completamente essa dica camarada e vão até a floresta. Na verdade você percebe que, em nenhum momento da fita, eles acreditam que os acontecimentos sejam reais. Então você entende por que eles tomaram tão pouco cuidado.
Agora me responda: mesmo que você não acredite que está indo a um lugar mal assombrado e coisas ruins podem acontecer, QUE TIPO DE SER HUMANO leva só UM mapa pra ficar no meio de uma floresta com animais e água? Que tipo de ser humano leva pouca comida para uma viajem ao meio do nada? Sério, sempre há a possibilidade de se perder ou acabar sofrendo algum acidente e perdendo o mapa e a comida. É falta de inteligência fazer isso.
Mas okay, eles vão até a mata, perdem o único mapa que tinham e ficam sem comida. E absolutamente NADA de legal acontece no resto do filme. O filme todo é eles perdidos na mata, brigando um com os outros. Só isso.
Foi por isso que eu não gostei de A Bruxa de Blair.
Agora vou descrever a única parte que gostei do filme e achei boa. Coincidentemente, este é o final. Então, se você NÃO quer spoilers, não leia esse trecho em branco:
No final do filme eles vão até uma casa abandonada que eu acredito ser a casa do velhinho que assassinava crianças. Lá eles ouvem algo no andar de cima e, quando Heather chega lá separada de Michael, ela o vê no canto da sala. Depois de gritar para ele se virar e falar com ela, Heather cai e a câmera quebra, e permanece filmando um pedaço da sala onde parece não haver nada. Se você olhar bem, pode ver uma senhora velha de xale nessa parte da fita. Aí o filme acaba. O que eu mais achei original foi isso de o Michael estar no canto. Isso remete que eles eram duas crianças e foram levadas até ali para serem mortas. Muito inteligente. Mas isso não me fez gostar do resto do filme, que foi terrível.
É isso gente, obrigado por lerem minha enorme opinião sobre o filme. Vocês já viram o filme? O que acharam? Querem ver? Essa é só a minha opinião, sintam-se a vontade para dizer que amaram o filme e que sou uma retardada que não entende nada de arte USAUHSUASHA'.
É isso, até a próxima. Aliás, quem quiser dar uma dica de filme de terror eu estou aceitando =D
Filmes assistido até o momento: 1/25
1 - A Bruxa de Blair
