segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Os Garotos Corvos, de Maggie Stiefvater

Os Garotos CorvosAutora: Maggie Stiefvater
Título original: The Raven Boys
Editora: Verus
É bom?: ★★★
Páginas: 376
Sinopse: Todo ano, na véspera do Dia de São Marcos,­ Blue Sargent vai com sua mãe clarividente até uma igreja abandonada para ver os espíritos daqueles que vão morrer em breve. Blue nunca consegue vê-los — até este ano, quando um garoto emerge da escuridão e fala diretamente com ela. Seu nome é Gansey, e ela logo descobre que ele é um estudante rico da Academia Aglionby, a escola particular da cidade. Mas Blue se impôs uma regra: ficar longe dos garotos da Aglionby. Conhecidos como garotos corvos, eles só podem significar encrenca. Gansey tem tudo — dinheiro, boa aparência, amigos leais —, mas deseja muito mais. Ele está em uma missão com outros três garotos corvos: Adam, o aluno pobre que se ressente de toda a riqueza ao seu redor; Ronan, a alma perturbada que varia da raiva ao desespero; e Noah, o observador taciturno, que percebe muitas coisas, mas fala pouco. Desde que se entende por gente, as médiuns da família dizem a Blue que, se ela beijar seu verdadeiro amor, ele morrerá. Mas ela não acredita no amor, por isso nunca pensou que isso seria um problema. Agora, conforme sua vida se torna cada vez mais ligada ao estranho mundo dos garotos corvos, ela não tem mais tanta certeza. De Maggie Stiefvater, autora do aclamado A Corrida de Escorpião, esta é uma nova série fascinante,­ em que a inevitabilidade da morte e a natureza do amor nos levam a lugares nunca antes imaginados.


Eu sempre fui uma usuária Emo Hipster Diferentona do Tumblr™, e uma coisa que é MUITO comum pelo Tumblr é a Saga dos Corvos. Durante todos os anos que tive um blog por lá, que não forma poucos, vi fanarts, fanedits, fancasts, fanfics e mil outras coisas envolvendo esta saga. Com o tempo, minha curiosidade para com os livros aumentou muito e agora cá estou eu, escrevendo uma resenha para o primeiro livro.

Os Garotos Corvos conta a história de Blue Sargent. Blue é uma garota que nasceu e cresceu numa família composta apenas por mulheres médiuns, exceto por ela mesma. Desde criança, sua família previu que, se ela beijasse seu verdadeiro amor, ele morreria. Muita responsabilidade, de fato.

De cima para baixo: Gansey, Adam, Ronan, Noah e Blue.
Blue sempre se esforçou para ser excêntrica, o que a levou a nunca ter nenhuma amizade na escola. Blue sempre ajudou sua família com leituras sobrenaturais, pois ela de alguma forma amplifica as energias do ambiente. É por isso que, todos os anos, Blue e sua mãe, Maura, vão até uma igreja abandonada no dia de São Marcos para ver os mortos desfilarem. Mas esses mortos não são comuns: são pessoas que IRÃO morrer nos próximos 12 meses. Neste ano, Blue não foi com a mãe, mas com a tia Neeve.

Blue nunca foi capaz de ver nenhum espírito, nunca soube ler nenhum futuro e nunca pode sentir qualquer tipo de energia sobrenatural. No entanto, nesse dia de São Marcos, Blue viu. Viu um rapaz, um único morto, perdido, sombrio, confuso. Blue fala com ele. Blue está assustada. Ela apenas sabe que o nome deste garoto é Gansey. E que ele vai morrer.

Ronan e Motosserra, meus bebês <3
Os Garotos Corvos também conta a história de Richard Gansey III, um garoto rico que tem uma obsessão maluca por assuntos sobrenaturais que envolvem desde linhas de energia até reis galeses em coma espiritual. Gansey estuda da Academia Anglionby, uma escola só para garotos ricos, onde conheceu Ronan – um rapaz rebelde sem causa com segredos empilhados dentro de si –, Adam – um menino pobre com bolsa de estudos que se esforça demais para atingir seus objetivos – e Noah – um garoto de poucas palavras e misterioso.

Blue sabe que, se beijar seu verdadeiro amor, ele morrerá. Mas ela não consegue se afastar da atração – mais sobrenatural do que amorosa – que sente pelos Garotos Corvos, e logo a vida desses cinco adolescentes se entrelaça de maneiras inexplicáveis, cada um com sua própria questão não resolvida, todos atrás do mesmo objetivo: encontrar respostas.


O livro é lindo. A escrita da Maggie é maravilhosa, você sente as coisas que ela coloca no papel num nível assustador. Você vê as cores das quais ela fala, sente os cheiros que ela escreve e se teletransporta para os lugares que ela menciona. Num momento você está na fila do banco segurando um livro e no outro está num bosque verde-esmeralda com árvores escuras que falam latim, num momento está estirado na sua cama começando uma leitura preguiça e no momento seguinte está numa casa cor de mostarda e com cheiro de pimenta presenciando a leitura de um baralho enrugado de tarô. A pesar de eu ter amado as personagens do livro, que tem personalidades e histórias de vida únicas e primorosas, e ter adorado a história em si, cheia de reviravoltas e emoções, eu realmente me apaixonei foi pela escrita da Maggie.



O livro não foi perfeito, no entanto. A história em si é ótima, mas alguns pontos específicos (que são spoilers, não irei dizer) me deixaram com uma sensação de vazio e um pouco decepcionada. E, apesar de a maioria das personagens ser muito bem desenvolvida, algumas delas tiveram a personalidade muito desenvolvida e seus passados mal desenvolvidos, e com algumas aconteceu justamente o contrário. Isso me deixou um pouco desconfortável.

Eu adorei o livro, a pesar de que esperava um pouco mais. Os Garotos Corvos é um bom livro pela escrita deliciosa, pelas personagens únicas, pelo discurso feminista que apresenta e pelo toque de sobrenatural que torna a história praticamente um realismo fantástico. 

Recomendo!

Alguém sabe quando o quarto livro será publicado no Brasil?

Um comentário:

  1. só um pouquinho "usuária Emo Hipster Diferentona do Tumblr™" só um pouquinho!

    ResponderExcluir

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D