sábado, 2 de abril de 2016

Sobre a nova política do Google Friend Connect (e como isso afeta o blog de todo mundo)

Olar, pessoas! Tudo bom?

Então, o post de hoje é um post informativo. Vou explicar por que vocês não poderão mais se conectar ao meu blog através do bom nem tanto e velho Google Friend Connect.

O Google Friend Connect servia para que usuários do Google e outras plataformas pudessem se inscrever num determinado blog e receber no feed do Google as postagens novas dos blogs. Muito legal, né? Além de, é claro, dizer quantas pessoas são de fato fãs do seu blog. Antigamente, o número de seguidores do GFC era até critério para blogs realizarem parcerias com editoras de livros e outras empresas. Se o blogueiro tinha 1.000 seguidores, nossa, todas as editoras queriam mandar livros para esse blogueiro.

Até o dezembro de 2015 eu tinha pouco mais de 450 pessoas inscritas no meu blog pelo GFC. Um número razoável, certo? Acontece que em janeiro de 2016 esse número caiu drasticamente para 276 seguidores.


Esse gadget acima era o do meu blog, que contabilizava os inscritos pelo GFC. Por que quase 200 pessoas simplesmente desapareceram do meu blog, você me pergunta, no período de um mês? Eu também queria saber, meu caro leitor, e eis que encontrei no site do Blogger uma explicação para isso. O texto a seguir é uma tradução livre feita por mim, se quiser ler o texto original em inglês, clique aqui.

"Em 2011 nós anunciamos que o Google Friend Connect seria retirado de todos os sites que não utilizam o Blogger. Nós fizemos uma exceção para os usuários do Blogger para que eles conseguissem que seus leitores os seguissem usando uma variedade de contas. Com o decorrer do tempo percebemos que a maior parte das pessoas assinava o Google Friend Connect usando uma conta do Google. Então, para melhorias, nas próximas semanas estaremos fazendo algumas mudanças que irão eventualmente exigir que os leitores tenham uma conta do Google para seguir blogs.

Como parte desse plano, começando na semana do dia 11 de janeiro de 2016, nós iremos remover a assinatura das pessoas que assinaram usando contas do Twitter, Yahoo, Orkut e outros provedores, para que passem a assinar os blogs através do Google Friend Connect. Ao mesmo tempo, iremos remover contas que não pertençam ao Google, então você pode ter uma queda no número de seguidores.

Nós encorajamos que você conte para seus leitores (talvez através de uma postagem no seu blog) que se eles usam uma conta que não é do Google para seguir seu blog, eles irão precisar fazer uma conta no Google e seguir novamente seu blog. Com uma conta do Google eles poderão ter blogs adicionados à sua lista de leituras, tornando mais fácil para que eles vejam os posts e atividades mais recentes dos blogs que seguem.

Nós sabemos o quão importante os seguidores são para todos os blogueiros, mas acreditamos que essa mudança irá melhorar a experiência tanto para os blogueiros quanto para os leitores.

Postado por Michael Goddard, Engenheiro de Software."

A pesar de eu entender a lógica por trás dessa mudança, acho injusta. Afinal de contas, a não ser que aquele seguidor que assinou seu blog usando uma conta do Twitter ou um e-mail do Yahoo entre muito frequentemente no seu blog, ele não vai saber que tem que criar uma conta no Google e te seguir novamente. E, sinceramente, isso é uma estratégia deles para que todo mundo esteja conectado pelo Google, por que o Google quer monopolizar tudo.

Eu decidi, então, remover o gadget do GFC do meu blog. Se você já seguia meu blog, não temas, pois você continua seguindo-o e recebendo as postagens na sua lista de leitura (caso faça parte do Blogger, obviamente), acontece que ninguém mais irá poder segui-lo pelo GFC a partir de agora. No entanto, mantive na barra lateral o gadget do Facebook, e você pode curtir a página do meu blog. Sempre que tem postagem nova por aqui, SEMPRE, eu posto o link no Facebook, então provavelmente será até mais fácil para você saber quando tem algo novo. É, a vida segue ¯\_(ツ)_/¯


Enfim, esse post foi apenas um aviso! Se você ainda não curtiu a página do blog no Facebook, sinta-se à vontade! Vou contabilizar os seguidores por lá de agora em diante. 

E vocês, blogueiros, notaram alguma queda no número de seguidores? O que acham dessa nova política? Pretendem fazer algo a respeito?

Beijos, pessoal, e até o próximo post!

2 comentários:

  1. Também senti uma queda no meu número de seguidores, não foi tão significativa quanto a sua, mas ainda assim dá aquele susto. Até que acho correto o Google querer fazer isso, mas vendo pelo lado dos leitores é um tanto triste e injuso mesmo.

    Elfo Livre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é :/
      O jeito é conseguir seguidores de outras formas.

      Excluir

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D