domingo, 13 de setembro de 2015

Vivian Contra o Apocalipse, de Katie Coyle

Vivian Contra o ApocalipseAutora: Katie Coyle
Editora: Agir Now
É bom?: ★★★
Páginas: 280

Sinopse: Vivian Apple tem 17 anos e mal pode esperar pelo fatídico “Arrebatamento” — ou melhor, mal pode esperar para que ele não aconteça. Seus devotos pais foram escravizados pela Igreja faz tempo demais, e ela está ansiosa para que voltem ao normal. O problema é que, quando Vivian chega em casa no dia seguinte ao suposto Arrebatamento, seus pais sumiram e tudo o que restou foram dois buracos no teto…

Vivian está determinada a seguir vivendo normalmente, mas quando começa a suspeitar que seus pais ainda podem estar vivos, ela percebe que precisa descobrir a verdade. Junto com Harp, sua melhor amiga, Peter, um garoto misterioso que tem os olhos mais azuis do mundo e informações sobre o verdadeiro paradeiros dos seguidores da Igreja (ou é o que ele diz), e Edie, uma Crente que foi “deixada para trás”, os quatro embarcam em uma road trip pelos Estados Unidos. Mas, depois de atravessar quilômetros de eventos climáticos bizarros, gangues de Crentes vingativos e um estranho grupo de adolescentes auto-intitulados os “Novos Órfãos”, Viv logo vai perceber que o Arrebatamento foi só o começo.

Tenho uma história de amor linda com o blog Nem Um Pouco Épico. Tudo, absolutamente TUDO o que o pessoal de lá recomenda é bom. Há vários filmes, séries e livros que eu só assisti e li por que eles recomendaram. Um dos casos mais importantes para mim, eu diria, é o seriado Castle, pelo qual sou apaixonada e que só conheci por que eles fizeram um post recomendando. E recentemente eu vi eles recomendarem este livro, e logo pensei:

“Mas este livro aparenta ser tão bobo-adolescente-fútil-chato, será que vale mesmo a pena ler tal obra?”

Sim, eu sou uma pessoa terrivelmente e cronicamente besta, que julga livros pela capa (literalmente, só livros). Enfim, a questão é que cerca de dois dias depois eu vi este livro por R$7 na Submarino e pensei: 

“Preciso comprar essa goiaba e entender o que viram de tão especial nesse livro”.


Eis que eu estou de boas, numa tediosa quinta-feira, trabalhando na loja dos meus pais. Meu pai então chega a mim e me pede para ir ao banco fazer um depósito e, chegando lá, a fila está gigantesca. Pego meu livro “O Feitiço Azul” (da Richelle Mead, oh glória!), começo a ler e, mesmo faltando mais de cem páginas eu logo (uma hora depois) termino o livro. Volto para a loja desapontada, pois vou passar o resto do dia sem nada para ler, quando a caixa linda e brilhante e cheirosa da Submarino chega! De todos os livros que eu comprei, decidi ler Vivian Contra o Apocalipse por pura curiosidade, e por que se fosse ruim eu poderia começar outro no dia seguinte.

MAS MEU, NÃO, ESSE LIVRO NÃO É RUIM, ELE É O OPOSTO DE RUIM!

Não vou me alongar na história (a menina está descrente que o Arrebatamento vá realmente acontecer, mas daí ele acontece e ela fica órfã e sai pelos EUA com alguns amigos procurando por respostas), por que acho que qualquer informação que eu dê sobre o que acontece no roteiro além do que está na sinopse será spoiler e vai estragar sua leitura (sério, toda página acontece uma coisa nova que muda a perspectiva de tudo, não quero estragar isso para você). Ao invés disso, vou ressaltar alguns pontos que me fizeram gostar do livro e estar aqui, quase seis horas no domingo, escrevendo esta resenha ao invés de estar dormindo:


POCs, muitos POCS!: POC, People of Color, é um termo usado fora do Brasil para falar de personagens em livros, filmes e seriados que não são o padrão de brancos católicos etc. que a gente vê por aí. Vários personagens da história são de diferentes etnias. Harp, melhor amiga de Vivian, é indo-americana (descendente de indianos), Edie é descente de nativos americanos etc.

Amizade entre garotas: Odeio ler livros em que a personagem principal é uma menina tonta sem amigas que vive em função de um garoto ou do namorado. Adorei ver que Vivian tem uma amizade forte com Harp. Não apenas isso, não é uma amizade fofa cheia de flores, mas sim uma amizade que é quase como se elas fossem irmãs. Elas brigam, se preocupam uma com a outra e tentar ajudar uma a outra a todo momento. É tipo Dean e Sam Winchester, só que elas não são irmãs.

AH, AS SÁTIRAS DE HUMOR NEGRO!:  Na verdade, o livro não tem humor negro pejorativo, ele é meio que o OPOSTO disso! Se você conhece as tretas que existem no mundo dos comediantes, vai entender que existem muitos stand-up comedians que tem o show basicamente baseado em humilhar minorias, seja negros, pardos, latinos, asiáticos, membros da comunidade LGBT+, pessoas com deficiência, de religiões que não a católica ou evangélica etc. O livro faz piadas de humor negro exatamente CONTRA os católicos preconceituosos, contra os capacitistas, contra os brancos que odeiam POCs (racistas, Nath), contra todos esses babacas que estamos cansados de ver. Isso não é incrível? É, sim.

Crítica ao fundamentalismo religioso e à religião organizada: Cara, esse livro é uma mina de ouro no quesito de críticas políticas ao preconceito em geral. Mas acredito que, por se tratar de uma história que se passa no Apocalipse, o mais forte no livro é o alto teor de críticas religiosas. Sério, você tem uma protagonista que NÃO é atéiam mas que consegue ver tudo o que tem de errado com os líderes religiosos que fazem lavagens cerebrais enormes em seus fiéis em nome do corporativismo.

Tradução perfeita!: Sério, não li o original em inglês, mas tenho CERTEZA que a pessoa que traduziu este livro (Flora Pinheiro, acabei de olhar) fez um trabalho FANTÁSTICO traduzindo memes (bros before hos, sério? HUSUAHSUA)  e os adaptando (Crentelhos? SING ME IN!) ao português.

O livro NÃO É ofensivo, a não ser que você seja babaca: Cara, você só vai se sentir ofendido pelas piadas do livro se você fizer parte do grupo “crentelho” chato, homofóbico, racista, elitista, machista, etc. Por que o livro é um tapa na cara da sociedade nesse ponto, ele mostra tudo o que tem de errado, só que em forma de sátira, então é hilário, e não ofensivo. Vide a "parábola do Starbucks" :p

 

Enfim, não vou me alongar mais nessa resenha, pois acredito que já ficou enorme, só vou dizer que esse livro é ÉPICO e eu mal posso esperar pelo próximo, que acredito que fecha a duologia (será que são apenas dois? Fica o mistério).

Espero que tenham gostado do post e tenham curiosidade para ler este livro! Beijos e até a próxima :*

2 comentários:

  1. Oi Nath! Na vdd esse nao e o tipo de historia que eu gosto mas achei a resenha mto interessante e bem feita :)

    vc lembra dos blog 'meu amor paquistanês e 'lenços e adereços'? Acabei fechando os blogs mas abri outro que é uma mistura dos dois anteriores. Te convido a conhecê-lo:
    www.colorindoavidaa.com

    Colorindo a vida blog e Fanpage

    ResponderExcluir

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D