terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Whiplash - Em Busca da Perfeição


Whiplash - Em Busca da Perfeição (Whiplash) - Poster / Capa / CartazTítulo: Whiplash - Em Busca da Perfeição
Título original: Whiplash
Tempo de duração: 106min
Direção: Damien Chazelle
Roteiro: Damien Chazelle
Gênero: Drama, musical
É bom? ★★★★★
Sinopse: O solitário Andrew (Miles Teller) é um jovem baterista que sonha em ser o melhor de sua geração e marcar seu nome na música americana como fez Buddy Rich, seu maior ídolo na bateria. Após chamar a atenção do reverenciado e impiedoso mestre do jazz Terence Fletcher (J. K. Simmons), Andrew entra para a orquestra principal do conservatório de Shaffer, a melhor escola de música dos Estados Unidos. Entretanto, a convivência com o abusivo maestro fará Andrew transformar seu sonho em obsessão, fazendo de tudo para chegar a um novo nível como músico, mesmo que isso coloque em risco seus relacionamentos com sua namorada e sua saúde física e mental.

Whiplash caiu no meu colo domingo passado, quando o irmão do meu namorado disse que o filme era incrível e que deveríamos assistir. Tudo o que tenho a dizer era: que Odin abençoe esse jovem cunhadinho meu.

Você está acelerando ou atrasando?
Whiplash conta a história de Andrew, um estudante da melhor escola de música dos Estados Unidos, a Shaffer. Ele toca bateria e seu sonho é ser um músico de renome, e para isso ele tem que entrar na banda do professor de jazz Terence Fletcher. Seu sonho parece longe de ser alcançado quando, aparentemente, tudo o que Fletcher faz é com o objetivo de arruinar a carreira de Andrew. 

Além de humilhá-lo em público, Fletcher também abusa dele mentalmente, lhe colocando metas impossíveis de se alcançar e fazendo-o se sentir um péssimo músico. Uma das cenas mais icônicas do filme é quando Fletcher pergunta se Andrew está acelerando o compasso ou atrasando, puxando o garoto até seu limite.

O abuso psicológico que Andrew sofre chega a proporções tão absurdas que ele se envolve num acidente de carro e, mesmo tendo batendo a cabeça e com o corpo todo ensanguentado, ele se arrasta para fora de seu carro e vai ate o concerto à pé, pois sabe que o professor não lhe daria outra chance se não chegasse à tempo.


Não vou me prolongar muito falando sobre a história do filme, pois acredito que assistir é muito melhor. Mas queria parabenizar a atuação do jovem ator Miles Teller. Conheço o ator, que fez o personagem Peter em Divergente. Mal sou capaz de imaginar o quanto esse rapaz deve ter estudado e treinado para fazer esse papel. Quando Miles está em Whiplash ele se transforma completamente em Andrew, um baterista frustrado com a escola em que estuda. Ele deixa de ser o ator e vira o personagem por inteiro. Eu me sentira fisicamente cansada depois de assistir o Andrew tocar bateria como um condenado, tentando atingir o compasso perfeito. O sofrimento que ele passava na mão do professor era palpável, e eu sentia tristeza e raiva junto com ele. 

E a cena final? Nem existem palavras o suficiente para expressar o quão incrível foi o final! Miles Teller deu tudo de si, me deixou emocionada e com o coração batendo mais forte. Poucas vezes tive sentimentos tão fortes ao assistir um simples filme.

Saia da porra da minha frente antes que eu acabe com você!
Mesmo com a atuação incrível de Miles Teller, um ator que realmente merece o Oscar (sério, se ele não ganhar eu vou me sentir injustiçada POR ELE) é J. K. Simmons, o professor Terence Fletcher. Ele foi mais do que um bom ator, ele quebrou a barreira de ator e personagem de forma que nem o Miles Teller, talvez por causa da idade, foi capaz de alcançar. Não estou desmerecendo Miles Teller (em hipótese alguma eu faria isso), mas J. K. Simmons nasceu para fazer esse papel. Simples assim.

Cada vez que ele brigava com Andrew, cada vez que gritava alguma coisa, cada movimento seu regendo a orquestra eram dignos de um Oscar. Cada frame que esse homem teve no filme devia lhe render um Oscar diferente.

Sem contar que ele se parece muito com uma tartaruga!

 

A grande pergunta que o filme trás é: qual o melhor jeito de extrair o melhor de uma pessoa? Como fazê-la perceber seu potencial sem deixar o poder e a fama lhe subir à cabeça? O objetivo da vida de Fletcher é encontrar seu próprio Charlie Parker, é treinar um músico para que ele se torne um verdadeiro gênio e seja reconhecido por gerações.

Em determinado momento do filme, Fletcher e Andrew tem a seguinte conversa (adaptada às minhas memórias):

Fletcher: Eu sou rígido com meus alunos pois acredito que ninguém é capaz de ir além de seus limites e dar o melhor de si se escuta frequentemente que está fazendo um "bom trabalho". A pessoa nunca vai melhorar se acreditar que o que está fazendo é bom o bastante.

Andrew: Mas e se você acabar tirando a motivação da pessoa ao dizer coisas horríveis a ela?

Fletcher: Nesse caso, a pessoa nunca foi destinada a ser grande de verdade.



Eu, pessoalmente, não acho que levar a pessoa até seu limite é a melhor forma de fazê-la melhorar em algum aspecto. Acredito que há formas menos perigosas psicologicamente de incentivar uma pessoa. Entendo o método do Fletcher, entendo que isso pode realmente ajudar algumas pessoas, mas isso jamais funcionaria comigo. Acho que se um professor me maltratasse do jeito que ele maltrata, eu não suportaria.

Mas isso sou eu, é claro.


Whiplash é um filme maravilhoso. Tem um roteiro simples, mas poderoso psicologicamente, com atuações incríveis de seus dois atores principais, fotografia muito bem realizada e uma trilha sonora de tirar o fôlego. Este foi um dos melhores filmes que já assisti. Será muito difícil esquecer Whiplash.


A música Whiplash.


Trailer do filme.

É isso por hoje, galerinha! Espero que tenham gostado do post e espero que assistam o filme! Beijos e até o próximo post! :*

2 comentários:

  1. Filme muito massa! Andrew impressiona ao executar todas aquelas notas. Simplesmente fant`astico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um dos meus filmes favoritos, simplesmente espetacular *-*

      Excluir

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D