quinta-feira, 14 de março de 2013

Feche bem os olhos, de John Verdon

Feche Bem Os OlhosTítulo original: Shut your eyes tight
Autor: John Verdon
Editora: Arqueiro
É bom? ★★★
Páginas: 432
Sinopse: David Gurney sempre foi viciado em resolver enigmas. Mesmo dois anos depois de ter trocado a carreira policial pela pacata vida no campo, sua mente investigativa não consegue resistir a uma boa charada. Foi assim com o caso do Assassino dos Números, um ano antes. Agora, a história se repete quando ele é convidado para trabalhar como consultor e ajudar a polícia a desvendar um instigante homicídio. 






Li o primeiro livro de John Verdon, Eu sei o que você está pensando, no início de 2012. Eu sempre fui muito fã de romances policiais e John Verdon prometia muito com um livro audacioso.

No entanto reparei uma coisa que vale ressaltar: durante a leitura tanto de Eu sei o que você está pensando quanto de Feche bem os olhos, todas as pessoas que me viram lendo e quiseram saber sobre o assunto do livro me fizeram a mesma pergunta: Esse autor cumpre o que promete na sinopse?

Foi então que percebi que os dois livros de John Verdon tem uma premissa tão boa, mas TÃO boa, que parecem que vão decepcionar. O primeiro livro promete um assassino meio Mãe Diná e o segundo um assassinato levemente impossível, já que nada se encaixa na história. E muitos me perguntaram também qual dos dois livros era melhor. Sem desmerecer nenhum dos enredos, mas eu adivinhei o mistério do livro um e simplesmente fui enganada pelo autor no livro dois! Sempre que não descubro o mistério do livro o julgo muito bom, então Feche bem os olhos está melhor cotado que Eu sei o que você está pensando. Mas ambos são excelentes.



Meus livros lindos <3
Este é o segundo livro que narra uma das peripécias de Dave Gurney, detetive aposentado, pelo mundo da investigação. Dave se aposentou há dois anos mas ainda não largou sua inclinação detetivesca. No ano anterior ele solucionara o incrível caso Mellery e, desde então, prometera à sua esposa não mais se envolver com crimes, já que ele quase perdeu a esposa no ano anterior.

No entanto esse novo caso parece sedutor aos olhos vigilantes de Gurney. A jovem Jillian Perry foi morta no dia de seu casamento, tendo sua cabeça arrancada. A princípio tudo parece uma execução trágica, mas o caso se torna algo impossível de solucionar, já que absolutamente nada se encaixa. Gurney tem em mãos um suspeito desaparecido, um passado trágico, uma GRAVAÇÃO do momento em que acharam o corpo e toda uma equipe de perícia para ajudar. Infelizmente, esse suspeito desaparecido não parecesse ter passado, já que sumiu sem deixar rastros. O passado trágico de Jillian apenas revela uma garota levemente perturbada e a gravação não é muito clara.

Gurney leva tudo para o lado pessoal e está determinado a solucionar o caso.

Gente, eu criei mil teorias (que, se vocês quiserem conhecer, podem ler no meu histórico de leitura. Nenhuma delas está correta então, mesmo que não tenha lido o livro ainda, pode dar uma conferida. Mas se você ler minhas teorias depois de ler o livro será melhor por que você entenderá meu raciocínio) e simplesmente falhei. E, olha, eram teorias muito boas! Se eu escrever um livro policial nunca chegará aos pés deste.

Ele é um velhinho boa-pinta, não?

John Verdon cria camadas e mais camadas de mistérios a ser solucionados e te deixa querendo entender o que aconteceu. E o melhor é que ele nunca termina um livro te deixando com alguma dúvida. Então não se preocupe: TUDO será resolvido entro de 432 páginas.

E é isso que admiro em Verdon. Ele cria uma trama complexa e aparentemente indesvendável e simplesmente te desarma mostrando a resolução. E o pior é que se você prestar atenção bem nas palavras, tudo estava ali. Você é que não viu.

E, além de uma investigação brilhante, cheia de ação, aventura e mistérios, o drama do livro é outro atrativo. Os dilemas da vida de Gurney com sua esposa, seu filho morto e tudo o mais chegam a te emocionar. 

É isso que digo quando alguém me pergunta por que gosto tanto dos livros de John Verdon: eles me tocam. E, mais que isso, me fazem pensar. Não só pensar para desvendar um mistério, mas pensar na vida, nas pessoas à minha volta e no amor incondicional. O livro, além de ser divertido, instigante e bem escrito, te deixa emocionado.

Espero ansiosamente por "Let the devil sleep"!



  

Sério David Gurney:
1 - Eu sei o que você está pensando (resenha)
2 - Feche bem os olhos
3 - Let the devil sleep (ainda não lançado no Brasil)

31 comentários:

  1. Ainda não li nada de John Verdon, mas por sua resenha a trama criada por ele, parece ser bem interessante. Vai para lista de futuras leituras.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros dele são super interessantes por que, além de terem toda aquela trama policial que você fica louco para desvendar, ainda há todo o drama da família de Gurney, sua vida e seus medos. Acho que é por isso que adoro os livros dele. Espero que goste =D

      Excluir
  2. Oooi Nath!
    Admiro muito romances policiais *-* os bons de verdade sempre são super bem escritos mesmo! Fiquei com bastante vontade de ler esse Feche bem os Olhos! Parece incrível mesmo! Adoro esses tipos de livro que deixam a gente criando teorias (como você fez!) aieouaeoiuaeoiuae *-* fico doida!
    Beijos, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu criei tantas teorias que poderia escrever uns 30 livros com finais diferentes e inicios iguais haha XD mas assim que é bom =D

      Excluir
  3. Oi, Nath.
    Já tinha visto os livros do John Verdon na livraria, mas nunca tinha pegado para ler se quer a sinopse :o' Já que disse que é um livro muito bem escrito - e pelo visto é - vou dar uma oportunidade a esse autor/livro.

    Líbia - Descobri nas Entrelinhas

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada de John Verdon, mais tenho uma enorme curiosidade em ler. Gostei da sua resenha, não é a primeira resenha positiva que vejo, então logo quem sabe eu leia.
    beijos
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. OI esse livro desse ser muito bom tenho q ler ele algum dia !!!
    Bjs, e comenta por favor nesse post e me segue (se ja segue ignore) eu sigo de volta é so deixar link.
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2013/03/um-gosto-de-vida.html

    ResponderExcluir
  6. Bom só pelo título já me interessei pelo livro, espero que seja tão bom quanto a capa

    ResponderExcluir
  7. Tbem nunca li nada de John Verdon , mas parece bom :3

    Costeriano.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Faz tempo que não leio um bom suspense. Nunca li nada desse autor.

    Beijos,Entre Aspas

    ResponderExcluir
  9. Olá Flor! Primeiro adoro as capas desses livros,são lindas né? Depois de ler sua resenha fiquei muito animada para ler essas obras que aprecem fascinantes.^^
    Bom final de semana.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu concordo 100%, as capas que a Arqueiro faz são sempre boas! Quero ver o que eles vão fazer com "Let the devil sleep"

      Excluir
  10. Não conhecia, mas confesso que o livro não despertou meu interesse.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. ótima postagem :)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. oi querida,
    obrigada pelo carinho, também estou seguindo aqui :)
    Ainda não li nada deste autor, mas estou bem curiosa desde que li umas resenhas do Feche bem os olhos, parecem suspenses ótimos mesmo. Ótima resenha.
    boa semana
    ;*

    www.redbehavior.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, muita gente em comendado muito sobre Feche Bem os Olhos pelo fato de ser mais recente e tal. Mas o primeiro livro do John Verdon também é muito bom!

      Excluir
  13. Nunca li mas parece ser ótimo! Adorei seu blog, realmente muito incrível, tem tudo para fazer o maior sucesso; Já estou seguindo, segue o meu também?
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  14. Oiii..
    Ainda não conhecia este autor, mas saber que ele escreve policial já me atraiu e muito. Adoro a ideia de suspense e resolução de enigmas.

    Beijos
    luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Também gosto muito de mistérios policiais, mesmo quase nunca descobrindo a verdade antes do fim... mas adoro ler os quebra-cabeças e depois perceber como tudo se encaixa!
    Ainda não li nenhum desses livros, mas cada vez que meu olho bate nos títulos dá vontade de ir correndo comprar pra ler! Esse último (ainda não lançado) então! Tenho que arranjar um jeito de ler os 3!!

    Obrigada pelo comentário lá no meu blog!!
    Adorei seu blog também e já estou seguindo!!

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não costumo descobrir mas, de vez em quando, tenho um momento mágico de revelação e acabo descobrindo antes! Além das três capas serem lindas, os livros são muito bons, então eu partilho contigo esse desejo de ler logo o terceiro haha XD

      Excluir
  16. Adoro suspenses! Espero gostar deste!! :)
    Beijos,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  17. Não sou fã de temas policiais, não sei bem do pq.
    Apesar desse ser romance policial o meu interesse não é despertado.
    A resenha ficou ótima, mas não tenho curiosidade, acho que fico muito apreensiva pra descobrir logo as coisas, sei lá kkk.
    Caixinha de Correios #13
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Beijos.

    ResponderExcluir

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D