quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Polêmica sobre livro do One Direction

 

Oi gente!
Voltei oficialmente. Não sei se para alegria ou tristeza alheia, mas voltei sim. Além da ida do meu computador à UTI eu também passei por uma longa fase de desânimo, ressaca literária e stress. Fiquei desanimada por que na semana do Natal e do Ano-Novo eu trabalhava das 9 da manhã até as 10 da noite todos os dias na loja do meu pai e voltava para casa morta, mal ligava o computador e também não tinha a menor concentração para ler.
Ao mesmo tempo, a anta do pedreiro que comanda a obra que meu pai decidiu fazer (para ampliar a casa e fazer um segundo andar) simplesmente fez a casa alagar! E como dezembro-janeiro é mês de verão, choveu demais e meu quarto se alagou completamente, e nisso tive que alojar meus livros na sala por que por pouco eles não foram perdidos (imaginem meu desespero *musiquinha do filme Psicose ao fundo*)

Meus livros tiveram que ficar todos empilhadinhos num canto da sala.
Tirei um monte de fotos mostrando meu quarto alagado, minha cama, que eu perdi, por que ela apodreceu (sério), mas não vou ficar postando essas coisas aqui por que não é do interesse de ninguém ver, acredito.
Enfim, esta é minha justificativa para meu blog ter entrado num hiato enorme. Mas voltei! E ainda por cima com um assunto levemente polêmico.
Eu criei um tumblr novo recentemente (ele é super pessoal, mas deixei o link dele na página "It's me, Mario!". Ele fala sobre um monte de coisas e nem meus amigos sabem de mim (tá, exagero) mas enfim). Hoje de tarde eu estava olhando minha dash quando uma garota compartilhou o link do Capricho Awards. Para quem não sabe, a Capricho Awards distribui prêmios para o Gato Internacional do Ano e coisa e tal. Não é do meu interesse, mas não estou aqui para criticar isso. A questão é que, dentre as premiações, tinha o Melhor Livro do Ano. Fiquei curiosa para saber qual livro tinha ganho. Antes não tivesse.


Sabe gente, eu gosto de rock. Não me considero roqueira por que para mim roqueiro é quem toca/canta numa banda. Também não me considero metaleira por que não sei fazer panela. Mas eu realmente escuto outros tipos de música, como drum&bass, dubstep. De vez em quando rola até um pop e coisa e tal. One Direction não é exatamente um grupo musical que eu adoro, mas eu até gosto de umas três músicas (estou ouvindo What Makes You Beautiful agora e cantando alegremente). Não tenho preconceitos. Vou falar um pouco dos livros que perderam para ele:


2º lugar - Um Homem de Sorte: Romance dramático escrito por um dos maiores escritores da atualidade. Simplesmente Nicholas Sparks. Eu também não sou super fã dos livro dele por que histórias de amorzinho não são minhas favoritas, mas eu já li dois livros dele e vi o filme Diário de Uma Paixão e simplesmente amei, chorei com a história, coisa e tal. É um livro escrito por um cara que sabe o que faz, que estudou para isso e é um escritor famoso  por puro merecimento.
Trecho: Trazia a fotografia dela consigo há mais de cinco anos. Atravessou o país por ela.” “Era estranho pensar nas reviravoltas que a vida de um homem pode dar. Até um ano atrás, Thibault teria pulado de alegria diante da oportunidade de passar um fim de semana ao lado de Amy e suas amigas. Provavelmente, era exatamente isso de que precisava, mas quando elas o deixaram na entrada da cidade de Hampton, com o calor da tarde de agosto em seu ápice, ele acenou para elas, sentindo-se estranhamente aliviado. Colocar uma carapuça de normalidade havia-o deixado exausto. Depois de sair do Colorado, há cinco meses, ele não havia passado mais do que algumas horas sozinho com alguém por livre e espontânea vontade. (...) Imaginava ter caminhado mais de 30 quilômetros por dia, embora não tivesse feito um registro formal do tempo e das distâncias percorridas. Esse não era o objetivo da viagem. Imaginava que algumas pessoas acreditavam que ele viajava para esquecer as lembranças do mundo que havia deixado para trás, o que dava à viagem uma conotação poética. prazer de caminhar. Estavam todos errados. Ele gostava de caminhar e tinha um destino para chegar.


3º lugar - A Esperança: Desfecho de uma das mais famosas séries de livro sobre distopia. O primeiro livro da série (Jogos Vorazes) ganhou adaptação para o filme esse ano. O filme com ótimas críticas fez as vendas dos livros aumentarem drasticamente e virou uma espécie de modinha, com gente comprando o broche de tordo e até gente fazendo cosplay da Katniss. Eu já li a trilogia e vi o filme e tudo o que tenho a dizer é que é MAIS DO QUE MUITO MARAVILHOSAMENTE ESPETACULAR E QUE SE DANE O PORTUGUÊS!!!!!
Sinopse:  Volume final da trilogia Jogos Vorazes, de Suzanne Collins, é exatamente o livro pelo qual os fãs esperavam: complexo, imaginativo e, ao mesmo tempo, brutal e humano. Depois de sobreviver aos jogos por duas vezes, Katniss Everdeen tentará se encontrar no papel de símbolo de uma revolução, enquanto luta para proteger sua mãe e sua irmã no meio de uma guerra. A série, com mais de quatro milhões de exemplares vendidos apenas nos Estados Unidos, é o mais novo fenômeno da literatura jovem dos últimos tempos, e mistura ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia.


4º lugar - Fazendo Meu Filme 4: Nunca li a série, mas o que não falta é vontade (mas sim dinheiro, haha). É composta pro quatro livros e conta a história de Fani, uma garota que quer fazer um filme. Vou ser bem vaga nessa apresentação de livro por que nunca li e nem tenho o que falar. Mas o fato de a autora ser brasileira e famosa já é mais do que o suficiente para a gente pegar o recado: ela escreve bem e está aí por que merece. Vamos ser sinceros: um livro nacional só vende bem se for espetacularmente bom.
Sinopse: Cinco anos se passaram desde que Fani deixou para trás os tristes acontecimentos e embarcou para mais uma viagem. Dessa vez, ela tem uma nova rotina para se adaptar, e tornar seus sonhos realidade vai exigir muito esforço. Mas o que fazer quando uma história mal resolvida não te deixa seguir adiante? Será que enfrentar o problema é a melhor forma de se libertar? Ou seria só mais um motivo para tornar a se magoar?

Bom, mas o que exatamente quero dizer falando sobre tudo isso?
Bom, é verdade que garotas gostam de meninos bonitos. Mas tem hora que essa histeria adolescente de adorar uma banda/músico por que ele é bonito é tão ridículo que nem vou comentar aqui. 
Na verdade sou ruim e vou comentar sim: uma das bandas brasileiras que mais gosto, Capital Inicial, fez o clipe de Depois da Meia Noite. O clipe é criativo e super maravilhoso, mas o melhor é que foi feito logo depois do acidente do Dinho e foi bem difícil de fazer ele por vários motivos, dentre eles o fato de que no clipe eles são arremessados de um lado pro outro e o Dinho não estava em condições de fazer isso. Mas fez. Fez por que a música é a vida dele.


A questão é que o clipe simplesmente perdeu o posto de melhor clipe nacional do ano na MTV porque fãs histéricas fizeram corrente nas redes sociais e votaram até a morte no clipe da banda Restart pelo fato de eles serem bonitinhos.


Sabe, eu sou uma pessoa muito justa. Se o clipe do Restart fosse melhor do que o de Depois da Meia Noite eu não estaria falando isso, mas achei MUITA sacanagem. As pessoas votam em beleza, não em talento. Tenho certeza de que pelo menos metade do pessoal que votou pro Restart sequer viu os clipes que concorriam com o de Recomeçar. O clipe não é ruim, mas não é tão bom quanto o outro. Deu pra entender?


Mas o que isso tem a ver com o livro do One Direction?
Bom, eu não li o livro e nem estou aqui para julgar a música deles. Mas o mais velho dos rapazes tem 21 anos. Sinceramente, o que cinco garotos que nunca passaram dificuldade na vida tem para contar num livro? Ninguém tem culpa por ter nascido numa boa família, não estou falando disso, mas sinceramente, acho que este livro não mereceu o posto de melhor livro do ano.
Vamos combinar, quem visita o site da Capricho e lê a revista é, em grande parte, garotas com 15 anos, em média. E não é novidade que bandas como One Direction são as favoritas de garotas de 15 anos. Isso não é errado. Para mim o errado e você se devotar tanto a algo que não é bom. E, pior ainda, tirando o mérito do que realmente é bom. Nesse caso, One Direction não é uma lástima, mas não era a melhor das opções. Nem de longe.
Não estou falando de música aqui, repito. Mas o livro conta o que? A carreira artística? Não é novidade para ninguém que alguém achou eles e gostou. Mas acho que uma biografia de vários garotos que acabaram de atingir a maioridade não é exatamente o tipo de leitura que ganha de um drama, de uma distopia e de um chik-lit.
Infelizmente, chegamos num ponto em que a beleza não está afetando só o mercado da música. Na verdade isso já era ruim, mas você até entende: a banda/cantor é o rosto daquela música, então é claro que as pessoas vão querer que o rosto seja bonito. Mas escolher a música a ser ouvida pelo rosto do cantor, para mim, é ridículo. E, pior, escolher um livro pelo rosto do autor é inaceitável. E bem verdade, nem foram os garotos da banda que escreveram o livro, mas sim Danny White, que já escreveu biografias de outros artistas, como o Johnny Depp, por exemplo. 
Me pergunto se todas as fãs que compraram o livro realmente leram. Uma amiga minha muito fã do Justin Bieber comprou o livro dele há um tempão e até hoje só viu as fotos que tem no meio, não passou do capítulo um. Isso é triste.

É só isso que eu tinha a dizer. Espero que um dia as pessoas votem em algo apenas por ser bom, numa banda pelo fato deles terem talento ou num livro por que o escritor escreve bem. Por que, cá entre nós, uma pessoa que não escolhe bem a música que ouve ou o livro que lê, vai saber, um dia, escolher o prefeito da cidade ou, pior ainda, o líder da nação?

E com isso eu afirmo que, oficialmente, estou de volta!

15 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ehhhhhhhhhhh tu voltou XD
    Vem cá e me dá um abraço \o/

    Mulher que tenso, até a cama sofreu a coitada. Ainda bem que seus livros sobreviveram.

    One Direction como melhor livro do ano O.o (Oh céus *horrorizada* )

    Bom, só conheço uma música da banda, e tbm tento não ser lá muito critica com o gosto musical alheio por que gosto é como... nariz, todo mundo tem o seu. E tbm porque não me restrinjo a um estilo musical, gosto de vários gêneros e variações do mesmo.

    Bom, eu tinha um certo preconceito pelo Sparks, mas aí fui ler um livro dele e chorei horrores e amei horrores. Pretendo ler outros dele :]
    Gosto muito da série Jogos Vorazes, e esse ano leio Esperança o/
    Fazendo Meu Filme não é um livro que anseio ler, mas a autora arrasa pelo jeito, já vi muitos comentários positivos.

    Pois é, sei lá, mas a juventude de hoje precisa de um tapa na cara para alguns assuntos. Bom, realmente, votar por “beleza” é muita sacanagem, e já vi ambos os clipes, e tbm concordo que o do Capital merecia esse premio.

    Discuti isso é uma questão difícil, pois envolve maturidade, propaganda de massa, essa nova forma de encarar o mundo (como as coisas mudaram do meu tempo – fala a velha de 19 anos ¬¬’), meio de comunicação; e cá entre nós, agora que o pessoal tem mais acesso a informações, em vez de aproveitar vivem num ócio infeliz em redes sociais.

    Há livros e livros, mas qual o sentido desse ranque? Saber o livro que caiu no gosto popular? Claro que seriam os mais fáceis de serem consumidos. Não os recrimino, adoro ler besteira, só acho importante ter uma certa noção critica, com certeza há livros melhores que mereciam está nessa posição.

    ResponderExcluir
  3. *O* *abraço*

    Sobreviveram por muito pouco, a água estava escorrendo das paredes e quase molhou eles. Criei um sistema que a policia invejaria aqui em casa, haha XD

    É realmente impossível você reclamar de gosto musical alheio por que gosto é mesmo que nem "nariz" (o ditado original é menos bonito). Eu li dele A Escolha e Noites de Tormenta (acho que é esse o nome) e até que gostei, mas não virou meu ator favorito. Ele escreve bem, mas é que eu sou fresca e não gosto muito de romances românticos. JOGOS VORAZES É VIDA! -q

    Muita gente não tem maturidade para entender isso. Conversei sobre o assunto com meu irmão de 18 anos e ele concordou comigo, uma ou duas frases dele foram parar no post. Mas uma amiga minha simplesmente não consegue entender o meu ponto. Acho que ter um bom empresário (e um bom maquiador) é tudo no mundo hoje, por que talento definitivamente não é mais valorizado.

    Essa sua frase: "Cá entre nós, agora que o pessoal tem mais acesso a informações em vez de aproveitar vivem num ócio infeliz em redes sociais". Adorei, vire filósofa!

    Acho que é provavelmente a única coisa que mostra: o livro mais popular, não o melhor. Todo mundo adora ler besteira, haha. Mas ainda sim é importante saber escolher alguma coisa. Noção crítica é tudo!

    Beijo =D

    ResponderExcluir
  4. Olá querida adorei o seu blog...Nao consegui me inscrever mais tem jeito de voce se inscrever no meu blog??
    http://babbisecrets.blogspot.com.br/
    Obg viiu :))

    ResponderExcluir
  5. Oi xará!

    Antes de tudo obrigada pelo seu comentário lá no blog! Confesso que realmente não lembro de ti, mas fico feliz que esteja de volta *O* hahahaha' Adorei o blog e principalmente adorei o post.

    Não sabia desse resultado e acabo de ficar chocada com o que vejo. Ainceramente não consigo acreditar que a biografia de uma banda que surgiu ontem tenha ganhado de Nicholas Sparks, Suzanne Collins e Paula Pimenta! Cara, o que esse povo têm na cabeça? o.O

    Sou grande fã dos romances do Sparks, os livros dele são muito bons e como você disse ele sabe o que faz. Jogos Vorazes, meu Deus, é um dos melhores livros atuais, a Suzanne criou uma história fantástica! E Paula Pimenta é a queridinha dos brasileiros, adoro os livros dela, a história de Fazendo Meu Filme é muito fofinha e bem escrita.

    Já li uma biografia escrita pelo Danny White (a do Johnny Depp) e até gostei. Não sei se eu conheço alguma música de One Direction, nunca parei pra ouvir nada, mas provavelmente já ouvi em rádio. Ou não. Mas enfim, sei que a maioria das pessoas que é fã da banda só gosto dos rostinhos bonitos. Não gosto de julgar, mas têm umas meninas fãs da banda que são bem... sem noção.

    É difícil pensar o que colocaram em uma biografia de uma banda que tem pouco tempo. É triste que bandas grandes, que têm história pra contar, não possuem as biografias merecidas.

    De qualquer forma, tratando-se de uma revista adolescente não é tão surpreendente assim, já que as pessoas que realmente saberiam escolher a opção certa estão ocupadas lendo livros u.u

    Beijão:*
    Naty.

    P.S.: Não consigo entender onde fica a beleza dos carinha da banda Restart. A última coisa que vejoa ali é beleza. Enfim.

    P.S.²: Ainda bem que conseguiu salvar seus livros!

    ResponderExcluir
  6. Magina, eu não sou uma pessoa marcante >< Obrigado por retribuir a visita!

    Se você ficou chocada, imagina eu? Fiquei tão bolada que falei "é agora que meu blog volta!". Tinha que falar sobre isso com alguém!

    Eu nunca li nada do Danny White, mas sou fã do Sir Depp e quem sabe um dia eu leia, não? A música mais famosa do One Direction é One Thing, uma música que gruda na sua cabeça e não sai de jeito nenhum XD

    Eu não leio muitas biografias mas, há um tempo, li a do Ozzy Osbourne e amei. O cara tem 70 anos e quase 50 de carreira, ele sim tinha o que contar no livro. Adorei a história dele, recomendo.

    É, o mais triste é que não dá para ficar muito surpresa com o resultado. Adorei sua frase, haha ><

    P.S.: Também não entendo. Eles são meninos comuns com um penteado esquisito, ao meu ver. Nada demais.

    P.S.²: Obrigada! Foram momentos de desespero ><

    ResponderExcluir
  7. Menina, eu fiquei em choque com o que aconteceu na sua casa, ainda bem que você conseguiu salvar os preciosos *-* nem sei o que faria no seu lugar. Espero que tudo se ajeite por ai.
    E com relação a biografia do one direction, concordo com você, o que eles teriam para nos contar? Tenho a mesma sensação que tive quando o Bieber resolveu lançar o filme hahah' Mas deixa né? Aposto que as fãs estão pirando.
    adorei seu post *-*

    Beijocas e obrigada pela visita. Estou seguindo vc
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você nem imagina meu desespero, deu o maior trabalho remover todos os livros! Precisei da ajuda de todos os meus três irmãos para fazer o trabalho.
      Eu também pensei nisso. O Justin Bieber, além do filme, tem uma biografia também. Eu me lembro de ter ouvido que o momento mais triste da vida dele foi quando o hamster morreu. Tipo assim... PALMFACE!

      Beijos!

      Excluir
  8. Oi Nath!
    Bem, tenho que concordar com você em muitos pontos. Eu curto também 1D e gosto do trabalho deles e tal, porém é inadmissível que o livro de uma biografia sobre garotos que começaram a fama agora ganhem! É no mínimo injusto. Essas fãs deveriam (desculpe falar assim) deixar de serem RETARDADAS e saberem fazer uma votação corretamente.
    Odeio Restart. E juro que não entendo como é que um clipe péssimo como os dele tenham ganhado. TERRÍVEL.
    Enfim, gostei do post e da sua sinceridade. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UHASUHASUHAU você disse tudo o que eu fiquei com medo de dizer. Eu podia apostar que ia surgir uma fã boba escrevendo em caixa alta: "AIN SUA HATER DEIXA MEUS LINDOS EM PAZ!". Algo assim -q
      Eu também não gosto da banda, não consigo ouvir. Acho tão clichê, sinto minha pressão subir de tão melosas que são as músicas.

      Abraço!

      Excluir
  9. Eu não li esse post. Tem certeza que é isso mesmo? Como assim? É injusto e triste ver uma coisas dessas acontecendo. Tantos livros bom por ai e logo esse que ganha. Nada contra, mas é uma biografia, de como você mesma disse, acabou de atingiar a maioridade. Tem o que para contar? oO

    P.S (1) - Que bom que voce voltou e entendo essas ressacas literarias.

    P.S (2) - Ahh, espero que tudo se ajeite por ai. Que bom que você conseguiu deixar os livros sã e salvos. E Morte Súbita ali, demais.

    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o autor faz uma faculdade de letras ou curso de escrita criativa, passa um tempão da vida escrevendo e revisando o livro, às vezes paga a publicação da própria obra e daí chega uma banda que surgiu agora, lança uma biografia e ela é eleita como melhor livro do ano. Tipo assim... NÃO!

      Obrigado >< Morte Súbita é lindo, tô lendo no momento =D

      Excluir
  10. Menina do céu, você escreve muito bem! sério, acho que nunca vi uma pessoa expressando tão bem seu ponto de vista sem mandar todo mundo a merda .-. , ganhou meu respeito, e já estou seguindo! *u* hsudhauihdiuashdiuhasidsad.
    Ainda estou meio indignada de saber que uma biografia ganhou como melhor livro DDD: tantos títulos bons, tantos escritores nacionais que estão ganhando destaque, que estão escrevendo coisas tão boas que estão no mesmo patamar que os autores internacionais (porque vamos combinar, os autores brasileiros evoluíram MUITO), tanta história que nos faz refletir, ou que somente nos passe alguma EMOÇÃO, e o que ganha? UMA BIOGRAFIA DO ONE DIRECTION! PUUUUTA MERDA! :@
    Enfim, momento revolts a parte, fico feliz que tenha conseguido salvar os seus livros *.* shiudhasiuhdiaushdiuahdiuahdsiuiausd. Nem imagino o que eu faria se meus livros ficassem estragados por causa de um pedreiro o.o . Opa, já escrevi demais x.x

    Beeeeeeeijinhos e bem-vinda de volta! :*
    www.linguadoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Haha, obrigado! Eu fiquei com medo de falar mal do 1D por que alguém podia dizer que só disse isso tudo por que não gosto deles. Eu até que gosto de umas duas músicas, eles cantam bem. Só não são meu estilo.
    Todos estamos indignados. Os autores brasileiros estão cada vez melhores! Semana passada eu comprei um livro nacional, mas ainda nem chegou #xatiada
    Se esse pedreiro estragasse ele ia pagar u.u Minha mãe já vai fazer ele pagar os móveis que a chuva estragou #BemFeito.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D