quinta-feira, 23 de junho de 2011

Quer saber?! Tanto faz!!

Whatever

O que achei deste livro? Especial. Não sei dizer por que, mas achei mesmo. Logo no primeiro conto achei que seria algo épico, um herói adolescente que salvou a familia no meio de um furacão - ou terremoto, nem ele sabia - porém descubro que ele é mais um adolescente de mente fértil, que mora em um apartamento num condominio, não tem cachorro, o pai trabalho num prédio de vidro e tem um irmão mais novo.






Tipo todo mundo.
Whatever é descrito como um livro com contos, porém ao meu ver ele é mais um romance. Conta a história de João Pedro - vida comum, nome comum, escola comum, pensamentos comuns.
Mas para ele tudo é inútil, nada tem sentido. Afinal, se você está em mais um dia de aula e não sabe o que quer fazer, tanto faz. Poderia estar escrevendo uma redação sobre suas férias, não é mesmo? Então, tanto faz escrever sobre suas monótonas férias ou dizer o que quer fazer quando crescer. Afinal, assim como no grupo dos AA, você tem que pensar no hoje, no agora. As férias já foram e você só vai trabalhar no futuro, então por que preocupar-se com isso agora?
Aliais, por que preocupar-se com sua vida se ainda há a vida dos outros? Sua vida é mais importante que a deles? No fundo, tanto faz mesmo. 
Trabalhar nas férias é um saco, não é mesmo? Sempre que você está nos primeiro anos escolares você faz a maldita redação sobre suas férias, porém quando você fica mais velho e tem algo realmente legal - legal não, diferente - para escrever, você já não precisa mais falar sobre suas férias. Afinal de contas, não faz diferença, pois isto não te dará um emprego.
"HHM, solteiro, ensino médio completo, doutorado em psicologia, informática, eletro eletrônica, curso de inglês, mandarim e uzbequistanês... desculpe, acho que não posso te dar o emprego, seu curriculo é muito pobre.".
"Mas seu moço, eu escrevi uma redação sobre as minhas férias, quando trabalhei como estagiário numa lojinha de esportes num shopping, com uma gerente doente, um amigo maneta, e que no final ouvi a voz mais encantadora da minha vida".
"Ah meu jovem, tanto faz!".
Escrever uma redação sobre suas férias não te ajuda a ter um emprego. Desculpe ter que te contar isso.
Mas o pior de tudo é quando você é novo em uma cidade. Não era o caso de João Pedro, mas sim da pobre Alice. Coitada, filha de ricos, irmão estranho, deu uma festa pra escola toda mesmo sem conhecer ninguém. Uma garota gente boa, querendo fazer todos sentirem-se confortáveis.
Eis que ocorre o primeiro grito: um garota caiu na piscina.
Porém o segundo foi épico, desesperou todo mundo. O que aconteceu com Alice? Qual é a do irmão estranho dela? Por que a festa praticamente parou e ninguém acha a menina? 
AH, tanto faz!!
Todo mundo tem aqueles dias em que acordou de forma estranha. Você levanta-se e sente-se como uma camera de segurança, olhando tudo ao seu redor com astúcia. Você estava mais animado que o normal para a aula de educação física e decidiu dar um passeio nos ônibus da sua cidade quando sobe num prédio de vidro para admirar a vista. Todo mundo tem dias assim.
Mas o pior é quando o pai do teu amigo é preso, daí sim ferra tudo. A galerinha que já fingia que você não existia - ou talvez você realmente não exista e tudo seja um sonho seu e você está numa máquina de continuação vital -  mas, se você quer saber, nem ligo - agora te despreza e cria boatos sobre você e seu amigo. Ah, no fundo, tanto faz.
Você está no ultimo ano escolar e seu melhor - único, na realidade - amigo se mudou e agora você está sozinho numa escola enorme e um trabalho chatíssimo de de geografia pra fazer com um cara estranho apelidado de Fronha. É, a vida nunca foi tão bizarra. Tanto faz, continua minha vida, continua um tédio.
Sabe aquela sua paixão estranha? Aquela pessoa que você viu - ou ouviu a voz, tanto faz - e fez seu coração disparar, seus pernas tremerem ou você querer soltar um pum - ou peidar, tanto faz, ninguém aqui é criança - volta do nada. Você a segue, a observa ou ignora. Ah, tanto faz.
Prestar vestibular, trabalhar, escolher o que fazer, descobrir mais sobre a vida, a morte, a eutanásia - eita assunto comum hoje em dia! - acidentes vasculares cerebrais, ou tanto faz. Quem se importa? Você não precisa se preocupar com isto agora. Porém, e se precisar? E se você tiver que prestar vestibular, tiver que trabalhar, descobrir como é bom viver, e que deixar que as pessoas façam sua vida por você não é um bom jeito de viver.
Ah, tanto faz, faça o que achar melhor e deixe-me em paz!

Com este livro aprendi que você deve entender a vida. A vida de João Pedro se assemelha a minha de uma forma estupenda! Nunca tinha pensado no assunto, mas agora sei que sou uma representante da Geração Whatever. Tudo o que sempre aconteceu na minha vida parecia comum e corriqueiro, e com este livro aprendi que nada é tão fútil: afinal, pensar no futuro, lembrar do passado e viver o presente é possivel se você souber fazer sua vida, sem deixar que os outros escolham ela para você.
Sua vida não é só mais uma, e tanto faz se você vai ou não mudar depois de ler este livro: eu vou e flore-se o resto!



2 comentários:

  1. NUNCA JULGUE UM LIVRO PELA CAPA
    Semana passada, eu acho, chegaram alguns livros novos na biblioteca da escola onde eu estudo.. Eu - que amo ler - geralmente pego um livro quando gosto da capa. Vi esse livro lá, não gostei muito da capa, sei lá, achei meio sem graça, e não peguei.. Li a sua resenha - um pedaço, confesso que não gosto muito de ler resenhas - e me arrependi de não ter pego >< Adorei a resenha *-* beijinhos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu livro favorito tem a capa mais simplória e sem-graça do mundo (na verdade eu gosto da capa mas é).

      Excluir

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D